quarta-feira, 20 de março de 2013

Física


Funcionamento
Quando se aspira o ar pela mangueira, reduz-se a pressão no interior da base; isso faz com que ar aquecido pelo carvão passe pelo tabaco, produzindo a fumaça. Ela desce pelo corpo até a base, passa pela água, onde é resfriada e filtrada, que retém partículas sólidas. A fumaça segue pela mangueira até ser aspirada pelo usuário e expirada logo em seguida.

Transformação de gases
O narguilé é aceso com carvão, essência de algum sabor e água. Quando o ar é puxado pela mangueira isso faz com que o ar passe pelo tabaco fazendo produzir a fumaça , quando queimado o carvão faz com que a água evapore com o aroma e sabor da essência .


Tirza Araujo - nº 38

Concluímos que Narguilé é uma espécie de cachimbo de água por meio do qual o tabaco é fumado e que tem aromas variados. Ele funciona quando alguém aspira sua mangueira. Isso faz com que o ar aquecido pelo carvão passe pelo tabaco e forme uma fumaça.
Embora muitos adolescentes acreditem que o uso do narguilé não é prejudicial a saúde e fazem o uso do mesmo, porém estudos revelam que se uma pessoa inalar a fumaça do narguilé por 20 á 40  minutos seria o mesmo que se ela estive fumando 100 cigarros, já que sua fumaça vem com nicotina, alcatrão e monóxido de carbono e substâncias do tabaco, chegando tudo isso bem mais forte no organismo, graças a concentração de monóxido de carbono é maior juntando-se com o narguilé.
seguida.

Biologia

   Efeito no organismo e consequências do uso
 
 O cheiro agradável das essências usadas no narguilé são um convite para juntar uma roda de amigos e passar o tempo. Apesar de ser um jeito mais charmoso de fumar, a diversão de origem indiana é mais danosa para o organismo que o cigarro. Em uma sessão, o consumo de tabaco pode equivaler a mais de 100 cigarros.
 

 
  O alerta está em um artigo de revisão do pneumologista e professor da Universidade de Brasília (UnB) Carlos Alberto Viegas, publicado na edição de dezembro do Jornal Brasileiro de Pneumologia.

  Viegas explica que o malefício ocorre, entre outros motivos, porque uma sessão de narguilé expõe o adepto a um período longo de contato com a nicotina. “Em uma roda, se a pessoa gasta duas horas, vai fumar muito mais tabaco que se fumasse cigarros.” Enquanto um cigarro leva de 5 a 7 minutos para acabar e propicia de 8 a 12 baforadas, um encontro onde há narguilé dura de 20 a 80 minutos e pode render entre 50 e 200 baforadas.
 
  Outro problema do passatempo está na junção da fumaça do tabaco aromatizado, que já é prejudicial à saúde, com a do carvão utilizado para queimá-lo. A combinação põe o indivíduo em contato com mais nicotina, cromo e chumbo, que são metais pesados. “As substâncias se depositam no organismo e não são eliminadas”, diz.
 
  Embora alguns adeptos acreditem que a água colocada na base do narguilé minimize os efeitos prejudiciais da fumaça, Viegas afirma que a água não influi e não filtra nada. As consequências podem ser ainda piores se a água for substituída por alguma bebida alcoólica.
 
      Os malefícios à saúde causados a quem frequenta ambientes em que o narguilé é consumido, são bem parecidos com os que atingem aos fumantes passivos, que têm mais chances de desenvolver doenças tabaco-relacionadas. A concentração dessas substâncias no organismo tem efeito cumulativo, ou seja, quanto maior o tempo de exposição, maiores serão os danos .

  Narguilé causa ainda mais males do que o cigarro, pelo potencial de transmitir também doenças infecciosas – já que é usado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo sem a devida esterilização. Vale lembrar que o seu uso é proibido para menores de 18 anos, assim como o cigarro.


 
   
  O narguilé pode causar diversas doenças, sendo as respiratórias as mais observadas. Especialistas em doenças respiratórias advertem que 50 tragadas são suficientes para viciar. Isso ocorre devido à nicotina, que causa a chamada sensação de bem-estar, adverte o dr. José Eduardo Delfini Cançado, Presidente da SPPT. Em 1 hora são consumidos até 10 litros de fumaça, pois a presença da água faz com que se aspire mais fumaça, que se torna mais tolerável. Dessa maneira, inala-se maior quantidade de toxinas.







  
Por conter diversas toxinas, pode causar câncer de pulmão, além de doenças cardíacas, tuberculose, herpes, hepatite e outas. A única forma de minimizar os males causados pelo narguilé é evitar o uso e não aspirar a fumaça .
 


 
  




Conclusão Monaliza de Lira Sousa / N º 26 / 2º B

  O Narguilé é muito comum hoje, mais comum pelos jovens as pessoas estão adotando este método, pois muitas acreditam que ele é menos prejudicial pelo fato de a fumaça passar pela água, mais eles não avaliam que o carvão é usado para queimar, com isso essa combinação deixa a pessoa em contato com mais nicotina, chumbo e cromo. Há também o perigo do indivíduo pegar doenças infecciosas por ser usado por muitas pessoas ao mesmo tempo. O seu uso além dessas doenças pode causar tuberculose, doenças respiratórias, Hepatite, Herpes ou doenças do tipo, pelo fato de várias pessoas usarem ao mesmo tempo. Quando se aspira o ar pela mangueira, a pressão é reduzida no interior da base, com isso o ar passa pelo tabaco, produzindo assim a fumaça .As reações químicas que ocorrem, são as do estado sólido para o gasoso com a queima do carvão para virar fumaça e do líquido para o gasoso para que a essências vire a fumaça aspirada pela pessoa .O Narguilé teve origem no Oriente. Uma das histórias é que o Narguilé teria sido inventado na Índia do século XVII, pelo médico Hakim Abul Fath, como um método para retirar as impurezas da fumaça. Quando chegou à China, passou a ser utilizado para fumar o ópio, e assim permaneceu até a revolução comunista, no fim da década de 1940. Na mão dos árabes, o cachimbo de água foi rapidamente incorporado para ser apreciado em grupo, acompanhado de café e prosa. Começou a ser divulgado, e trazido junto com especiarias como cravo e canela. 
  Bom mais devemos conscientizar - nos de que o Narguilé não é inofensivo como a grande maioria pensa, muito pelo contrário é muito perigoso e danoso, quem usa Narguilé deve perceber os danos e o prejuízo.

Narguilé



Narguilé



Narguilé é um cachimbo de água utilizado para fumar. Além desse nome, de origem árabe, também é chamado de hookah (na Índia e outros países que falam inglês), shisha ou goza (nos países do norte da África), narguilê, narguila, nakla, maguila, arguile, naguilé etc. Há diferenças regionais no formato e no funcionamento, mas o princípio comum é o fato de a fumaça passar pela água antes de chegar ao fumante. É tradicionalmente utilizado em muitos países do mundo, em especial no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia.



Origem



O Narguilé tem origem no Oriente. Uma das versões é a de que o narguilé teria sido inventado na Índia do século XVII, pelo médico Hakim Abul Fath, como um método para retirar as impurezas da fumaça. Quando chegou à China, passou a ser utilizado para fumar o ópio, e assim permaneceu até a revolução comunista, no fim da década de 1940. Na mão dos árabes, o cachimbo de água foi rapidamente incorporado para ser apreciado em grupo, acompanhado de café e prosa. Existem evidências históricas de narguilés na Pérsia e na Mesopotâmia. As peças mais primitivas eram feitas com madeira e um coco que fazia o lugar do corpo (o nome origina-se do persa nārgila, que significa "coco"). Com o desenvolvimento das civilizações e as expansões territoriais (principalmente dos países europeus), o narguilé, já similar ao que conhecemos hoje (com base de cerâmica ou porcelana e corpo de metal), começou a ser divulgado, e trazido junto com especiarias como cravo e canela.As cruzadas também auxiliaram a espalhar o narguilé pelo mundo, quando os guerreiros sobreviventes traziam-no para seus países. No Brasil, o narguilé foi trazido por alguns imigrantes europeus, e divulgado pelas colônias turca, libanesa e judaica.

Conclusão Caroline nº 06

  Concluímos com este trabalho que o narguilé mesmo sendo muito utilizado, causa muitos danos à saúde, hoje em dia ele é usado como um modo de diversão, principalmente para os jovens brasileiros, porem ele é proibido para menores de 18 anos, assim como o cigarro, mas a lei brasileira mais uma vez não se faz valer.O uso continuo de narguilé pode causar consequências graves, e que aparecem em menos tempo do que em um fumante de cigarros, as doenças respiratórias são as principais que são vistas em um usuário de narguilé, mas também há o risco de se pegar alguma virose, herpes, ou coisas do tipo, já que é de costume usar o mesmo narguilé para varias pessoas, e é raro ele ser devidamente esterilizado.Vimos que ele é dividido em cinco partes, sendo elas: Base (onde se coloca a água , corpo ( é a peça onde se sustenta o fornilho), fornilho (onde se coloca o tabaco), abafador (protege a brasa do vento), mangueira (por onde se aspira a fumaça).Originalmente o narguilé foi criado para ser uma ferramenta para retirar impurezas da fumaça, tanto que foi criado por um medico indiano, porem com a sua ida a china passou a ser usado como um cachimbo de água, e seu uso dessa determinada maneira permanece ate hoje, o que o diferencia de outros tabaco é o fato de ser reutilizável e de que o fumo passa pela água antes de chegar a boca, o narguilé foi trazido ao Brasil por alguns imigrantes europeus.Também podemos observar que a transformação de seus gases ocorre a partir da queima dos ingredientes nele colocado.As reações químicas que ocorrem, são as do estado sólido para o gasoso com a queima do carvão para virar fumaça e do líquido para o gasoso para que a essências vire a fumaça aspirada pela pessoa. 
  Podemos então afirmar que o narguilé de simples não tem nada, e que causa muitos danos a saúde, alguns nem seus próprios consumidores fazem ideia.