quarta-feira, 20 de março de 2013

Narguilé



Narguilé



Narguilé é um cachimbo de água utilizado para fumar. Além desse nome, de origem árabe, também é chamado de hookah (na Índia e outros países que falam inglês), shisha ou goza (nos países do norte da África), narguilê, narguila, nakla, maguila, arguile, naguilé etc. Há diferenças regionais no formato e no funcionamento, mas o princípio comum é o fato de a fumaça passar pela água antes de chegar ao fumante. É tradicionalmente utilizado em muitos países do mundo, em especial no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia.



Origem



O Narguilé tem origem no Oriente. Uma das versões é a de que o narguilé teria sido inventado na Índia do século XVII, pelo médico Hakim Abul Fath, como um método para retirar as impurezas da fumaça. Quando chegou à China, passou a ser utilizado para fumar o ópio, e assim permaneceu até a revolução comunista, no fim da década de 1940. Na mão dos árabes, o cachimbo de água foi rapidamente incorporado para ser apreciado em grupo, acompanhado de café e prosa. Existem evidências históricas de narguilés na Pérsia e na Mesopotâmia. As peças mais primitivas eram feitas com madeira e um coco que fazia o lugar do corpo (o nome origina-se do persa nārgila, que significa "coco"). Com o desenvolvimento das civilizações e as expansões territoriais (principalmente dos países europeus), o narguilé, já similar ao que conhecemos hoje (com base de cerâmica ou porcelana e corpo de metal), começou a ser divulgado, e trazido junto com especiarias como cravo e canela.As cruzadas também auxiliaram a espalhar o narguilé pelo mundo, quando os guerreiros sobreviventes traziam-no para seus países. No Brasil, o narguilé foi trazido por alguns imigrantes europeus, e divulgado pelas colônias turca, libanesa e judaica.

Conclusão Caroline nº 06

  Concluímos com este trabalho que o narguilé mesmo sendo muito utilizado, causa muitos danos à saúde, hoje em dia ele é usado como um modo de diversão, principalmente para os jovens brasileiros, porem ele é proibido para menores de 18 anos, assim como o cigarro, mas a lei brasileira mais uma vez não se faz valer.O uso continuo de narguilé pode causar consequências graves, e que aparecem em menos tempo do que em um fumante de cigarros, as doenças respiratórias são as principais que são vistas em um usuário de narguilé, mas também há o risco de se pegar alguma virose, herpes, ou coisas do tipo, já que é de costume usar o mesmo narguilé para varias pessoas, e é raro ele ser devidamente esterilizado.Vimos que ele é dividido em cinco partes, sendo elas: Base (onde se coloca a água , corpo ( é a peça onde se sustenta o fornilho), fornilho (onde se coloca o tabaco), abafador (protege a brasa do vento), mangueira (por onde se aspira a fumaça).Originalmente o narguilé foi criado para ser uma ferramenta para retirar impurezas da fumaça, tanto que foi criado por um medico indiano, porem com a sua ida a china passou a ser usado como um cachimbo de água, e seu uso dessa determinada maneira permanece ate hoje, o que o diferencia de outros tabaco é o fato de ser reutilizável e de que o fumo passa pela água antes de chegar a boca, o narguilé foi trazido ao Brasil por alguns imigrantes europeus.Também podemos observar que a transformação de seus gases ocorre a partir da queima dos ingredientes nele colocado.As reações químicas que ocorrem, são as do estado sólido para o gasoso com a queima do carvão para virar fumaça e do líquido para o gasoso para que a essências vire a fumaça aspirada pela pessoa. 
  Podemos então afirmar que o narguilé de simples não tem nada, e que causa muitos danos a saúde, alguns nem seus próprios consumidores fazem ideia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário